COMO ESTUDAR PARA CONCURSO. (ROTINA, DEDICAÇÃO E PERSEVERANÇA.)
NÃO SE ESTUDA PARA UM CONCURSO PARA PASSAR E, SIM, ATÉ PASSAR!
Os concursos públicos são democráticos por natureza posto que oferecem as mesmas condições para todos, no entanto, ser aprovado em um concurso público para um bom cargo é algo extremamente difícil e que requer um nível de dedicação e concentração muito grande.
São necessários, em alguns casos, anos de dedicação exclusiva a esse objetivo o que faz com que muitos fiquem pelo caminho, simplesmente desistam, mas essa é justamente a única coisa que o impede de ser aprovado em um concurso público: a desistência.
Então, o que é preciso fazer para ser aprovado em um bom concurso público?
Eu enumerei alguns fatores primordiais para se conseguir esse objetivo.
Vamos a eles.
Como estudar para concurso: 1 – ROTINA
- – Tenha um cantinho só seu em sua casa ou apartamento. Que seja bem iluminado e silencioso e no qual você não seja incomodado por ninguém. Quando você chegar naquele local a sua mente e o seu corpo entenderão que você vai passar algumas horas em extrema concentração e se prepararão para isso.
- – Faça um cronograma de estudos que seja exequível, mas rigoroso. O mais rigoroso possível.
Relacione todas as matérias que você vai ter que estudar. Analise-as cuidadosamente e veja a qual delas você deverá dar mais atenção.
1.3 – Faça um “horário de estudos” diário, semanal e mensal envolvendo todas as matérias e atribua a cada uma delas a carga horária que você julgar conveniente.
1.4 – Lembre-se de que todas as matérias são importantes, no entanto, há algumas que são mais importantes que as outras pois são eliminatórias. A estas, com toda certeza, você deverá se dedicar mais.
1.5 – LÍNGUA PORTUGUESA. Não se espante com o fato de eu estar dando destaque especial a esta disciplina. Faço-o pelo simples fato de que, em qualquer concurso em que ela seja exigida (e ela é exigida em 99,99% deles) ela é a principal eliminatória. Incrível, mas é a pura verdade. Se for exigida redação você terá que escrever uma todas as semanas e lembre-se de uma coisa: nenhum tema é mais difícil do que outros. A diferença é se você conhece o assunto ou não. Simples assim.
1.6 – Tenha um momento para descansar. Tire uma hora por dia, no mínimo, durante a qual você não deverá pensar em concursos públicos (sei que isso será difícil quando você estiver verdadeiramente envolvido – mas tente!). A minha sugestão é que você use esses sessenta minutos para fazer algum tipo de exercício físico, por exemplo, caminhar. Lembre-se “mente sã em corpo são”. Você vai ver (e sentir) os benefícios físicos e mentais que uma caminhada leve poderá lhe trazer. Incorpore esse ato na sua rotina diária.
1.7 – Tire um dia na semana para fazer uma revisão daqueles pontos que você achou que não ficaram bem claros. Não deixe nada para trás e JAMAIS fique em dúvida sobre qualquer assunto.
1.8 – Faça muitos exercícios. Resolva provas anteriores. Faça, faça e refaça. Quanto mais exercícios você fizer mais a sua mente se acostumará a ser cobrada;
1.9 – Por fim, tire o domingo à tarde para não fazer nada. Simples assim. Saia, vá ao cinema, vá namorar, faça qualquer coisa, menos estudar.
Como estudar para concurso: 2– PERSEVERANÇA
2.1 – Você vai encontrar muitas pessoas que vão lhe dizer que estudar para concursos é pura besteira, que é tudo marmelada, que não vale a pena, etc, etc. e etc. Não ligue! Tenha foco. A maioria dessas pessoas não são seus amigos ou, o que é mais provável, já tentaram algum concurso e não passaram e, então, desistiram, mas você não vai fazer isso. NÃO DESISTA! JAMAIS!
2.2 – Você vai fazer um, dois, três, quatro, não importa, lembre-se só uma coisa poderá fazer nunca passar em concurso. Eu já escrevi lá em cima e vou repetir aqui porque é muito importante. Não importa quantos concursos você vai fazer. “NÃO SE ESTUDA PRA CONCURSOS PARA PASSAR E, SIM, ATÉ PASSAR”. Por favor, nunca esqueça disso.
2.3 – Não acredite em pessoas que lhe dizem que estudaram apenas dois ou três meses e foram aprovadas naquele concurso difícil que você tanto quer e ainda não conseguiu. Normalmente É MENTIRA! Eu conheci alguns que diziam isso e depois fui descobrir que eles estudaram muito mais do que eu.
2.4 – Eu estou lhe dizendo essas coisas com a autoridade de quem já foi aprovado em seis concursos e, para isso, eu tive que estudar muito e, o mais importante: se eu consegui ser aprovado em vários concursos públicos então, você, meu caro ou minha cara, também vão conseguir. Ninguém, mas ninguém mesmo é melhor do que você.
2.5 – PUXA VIDA, MAS EU NÃO CONSIGO ENTENDER ESSA MATÉRIA!
Isso é normal. As mentes das pessoas não são iguais. Alguns têm mais facilidade em idiomas, outros em matemática, outros em direito. Isso é normal, repito. E já que você descobriu que existe essa matéria na qual você tem mais dificuldade do que as outras, neste momento, eu que lhe dar os parabéns. Você é mais esperto do que imagina porque a maioria das pessoas não percebem isso, ou seja, acham que sabem tudo e, na verdade, não sabem nada.
A partir de agora, você vai dedicar o dobro de tempo para essa disciplina com a qual você ainda não fez amizade e, olhe bem, se essa matéria for CONTABILIDADE, você não está sozinho no planeta. Rsrsrs; Essa matéria é cruel mesmo mas não é difícil. Você só precisa “fazer amizade com ela”. Pegar os macetes e, principalmente, resolver muitos exercícios.
Quando eu digo para fazer ‘muitos” exercícios eu quero dizer “MILHARES” deles. Você entendeu? (neste momento eu estou lhe dando uma bronca, rsrsrsrs).
Como estudar para concurso: 3– CONFIANÇA
3.1 – TENHA FÉ! Literalmente, tenha fé.
A fé faz bem. Eu estou falando de fé em Deus, fé no universo, fé nos livros, fé no tempo que você está dispendendo e fé no seu esforço, mas, principalmente, fé em você mesmo.
Seja discreto. E, se possível, procure amigos que tenham os mesmos objetivos seus e troque ideias com eles. Discuta as provas anteriores, tentem resolver juntos os problemas mais difíceis e, aqui vai uma dica muito legal, é quase uma brincadeira: reúna um grupo e peça que eles escrevam temas de redação que vocês considerem “prováveis” de cair, ou seja, temas dentro do assunto exigido na prova.
Cada um deverá escrever três temas e depois misturem todos em uma tigela e cada um vai tirar o seu. Façam as redações e submetam-nas aos colegas. Isso é útil, divertido, descontraído e você estará praticando uma das provas mais difíceis de todos os concursos.
- – NÃO PERCA TEMPO COM MATERIAL DE ESTUDO DE MÁ QUALIDADE.
Sim, isso é importante. Procure sempre os melhores livros, melhores cursos e melhores professores. Há muita gente e material no mercado com os quais não vale a pena perder tempo e, olhe, neste momento, tempo é o que você tem de mais precioso.
Por isso fico de olho nos livros, apostilas, e cursinhos que tenham mais pessoas aprovadas.
- – ESCOLHA A SUA ÁREA
Eu deixei essa dica por último, embora muitos possam achar que eu deveria falar dela em primeiro lugar, mas eu o fiz de propósito.
Não fique atirando pra todo lado.
Se você quer seguir a área fiscal, não fique fazendo concurso para a área do direito, e vice-versa.
Por que isso?
Muito simples: a especialização.
Vamos supor que você é advogado, então, parece mais lógico que você queira fazer concursos para a sua área de formação, não é sempre assim? Não, não é assim.
Muita gente é formada em direito mas prefere a área fiscal (A Receita Federal do Brasil está cheia de advogados) mas, se a sua preferência for, de fato, a área de direito, ótimo. O importante é que você se decida e foque nela.
De resto, eu lhe desejo boa sorte e, quando for aprovado no concurso, volte a este blog e diga que está feliz e que foi aprovado. Eu ficarei feliz junto com você e, então, faremos um brinde à sua felicidade.
Vá em frente, campeão!